Um novo ano sempre traz o ar de recomeço, inovação e modernidade. Pensando nisso, surgem novas tendências em todos os setores, principalmente quando se fala em arquitetura, marcenaria e móveis planejados.
Então, se você busca descobrir o que está em alta no mercado moveleiro para o seu projeto arquitetônico ou obra deste ano, acompanhe o post completo para conferir as tendências de móveis planejados (Cozinhas, armários, quartos etc) para 2023 segundo profissionais da área!
Muito se questiona se as novas tendências para móveis planejados são estipuladas no ano anterior ou se há uma regra a ser seguida pelos profissionais que desenvolvem os projetos, porém, o arquiteto e CEO da Leme Arquitetos, Guilherme Leme, explica que não é bem assim.
De acordo com Leme, a originalidade não está em procurar novas cores ou materiais, mas sim o que harmoniza perfeitamente com o desejo do cliente. “Busco sempre algo que não tenha cara de ‘datado’”.
Já para Antônio Coltro, da CEO Coltro Arquitetos, todos nós, enquanto sociedade, vivemos sob aspectos econômicos, sociais, culturais, políticos e ideológicos diversos que têm comportamentos que originam macrotendências: “Elas são identificadas por pesquisadores de tendências mundiais e divulgadas para os profissionais da área e consumidores”, esclarece.
Quem complementa a questão é a arquiteta de interiores Luciana Fiterman, uma vez que, para ela, cada vez mais a marcenaria une a estética ao funcional, “caminhando sempre a favor da estética”.
Possíveis tendências de cores e materiais para móveis planejados em 2023:
Cores
A cor para 2023 segundo a organização estadunidense PANTONE é a vermelho viva magenta. Questionados sobre a facilidade e usabilidade do tom, os arquitetos salientam ser uma cor mais restritiva na aplicação.
Para Guilherme Leme, não parece tarefa fácil harmonizar o vermelho magenta com móveis planejados, “pelo menos dentro de algo que se pretenda mais neutro e atemporal”. Já Coltro reafirma que, antes de qualquer decisão, o gosto do cliente deve ser levado em consideração, mas, “sim, o tom escolhido pela empresa é difícil para aplicações em móveis planejados”.
Portanto, o sucesso está em combinações de cores que evocam estabilidade, segurança e que transmitem a sensação de paz. São fortes apostas para este ano paletas de cores neutras, leves e com tons naturais. Além disso, é válido ressaltar que as cores variam de acordo com o projeto e desejo do cliente. Pode ser interessante e divertido explorar tons de uma paleta de cores.
Materiais
Modelos de móveis, aspectos construtivos, materiais e ferragens são pontos fundamentais de um projeto quando se une arquitetura e marcenaria. Logo, ao especificar um material, é preciso priorizar seu aspecto multifuncional.
Materiais industrializados, como o aço, metalon ou vidro geram mais possibilidades de aplicação em projetos contemporâneos. Além disso, a utilização desses materiais em portas, por exemplo, possibilita mais durabilidade, leveza visual, variedade de cores, formas e racionalização da execução.
Um exemplo de elegância e modernidade também pode ser encontrado na madeira do tipo freijó. Por ter uma superfície lustrosa é uma madeira de alta qualidade para móveis finos. Na construção, é empregada em móveis, portas, venezianas, caixilhos, lambris, molduras, painéis, forros, ripas, entre outros.
Marcenaria e Qualidade
Cada ano que passa é comum encontrar e atender clientes mais exigentes que buscam móveis planejados com materiais parrudos e resistentes, com ferragens com tecnologia avançada, incluindo até mesmo a motorização e automação dos móveis. Desta forma, estão em evidência ferragens e materiais que através do design e tecnologia proporcionam facilidade no uso e durabilidade do móvel.
Além disso, ao discutir sobre as tendências de móveis planejados para 2023, falar do desempenho da marcenaria é imprescindível. Afinal, a partir de um planejamento inicial do projeto surgem os aspectos construtivos e a particularidade e o diferencial da marcenaria para realizar o seu trabalho com êxito.
De acordo com Guilherme Leme, uma tendência para o novo ano pode ser o uso do BIM (Building Information Modeling) pelas marcenarias, integrado ao processo de projeto dos escritórios de arquitetura: “Há alguns anos projetistas de estrutura, hidráulica e elétrica têm feito essa integração com arquitetura e acho que projetos executivos de marcenaria podem e devem se integrar também”, finaliza o arquiteto.
Antônio Coltro também revela que os projetos se desenvolvem e amadurecem em etapas. Para o arquiteto, é natural que mudanças ocorram tanto por refinamento do projeto quanto por questões orçamentárias. “Cada escritório opta por uma metodologia, mas a tendência é que o uso da tecnologia BIM se difunde cada vez mais entre os escritórios e marcenarias”, explica o CEO da Coltro Arquitetos.
Móveis planejados e bem-estar
Ambientes focados no bem-estar são prioridade para um projeto. Desta maneira, será que cores claras e naturais, móveis amadeirados e tons quentes transmitem a sensação de tranquilidade e modernidade? A resposta é sim!
O CEO da Leme Arquitetos menciona que “sem dúvidas o bem-estar é ponto de partida para um projeto” e as cores claras combinadas com tons mais quentes e amadeirados desde sempre agradam os clientes e “devem continuar assim para 2023”.
Antônio Coltro ainda complementa dizendo que todo planejamento deve visar a qualidade de vida do usuário, “independente de ser um ambiente voltado para o lazer ou bem-estar”. Além disso, uma abordagem que prioriza o contato com a natureza também será cada vez mais fundamental.
Sendo assim, podemos concluir que tanto no universo da arquitetura quanto em outras áreas, as tendências são eleitas pela sociedade junto às dicas especializadas e o talento dos profissionais de arquitetura e marcenaria. E se você quer conhecer mais sobre móveis planejados e sob medida, confira também nosso blogpost sobre como otimizar e aproveitar espaços ao planejar.
Para mais informações sobre móveis planejados e suas tendências para 2023, você também pode acessar a página da Toque Finale Marcenaria, além dos perfis dos arquitetos que participaram deste conteúdo. Confira: