Como tornar um projeto de móveis planejados facilmente executável?

Planejamento de um arquiteto em parceria com marcenaria

O que você vai aprender:

Para realizar um projeto de móveis planejados, não necessariamente é uma regra contratar um arquiteto ou design de interiores, uma vez que a marcenaria consegue desenvolver os produtos por si só.

Apesar disso, a união entre designer, arquitetos e marcenaria rende parcerias de grande sucesso, nas quais todos os envolvidos, profissionais e clientes, saem ganhando.

Afinal, a participação de um arquiteto, de acordo com o Administrador e cofundador da Toque Finale, Pedro Antônio Castelli, é bastante importante pelo fato de este profissional ser um influenciador muito forte na hora de eleger uma marcenaria e indicar ao cliente. “É ele que escolhe quem irá executar o projeto”, explica Castelli.

Torne um projeto de móveis planejados facilmente executável
Administrador e cofundador da Toque Finale, Pedro Antônio Castelli. (foto: arquivo pessoal)

Ainda segundo o administrador de empresas, quando o projeto é realizado com essa parceria, ele se apresenta completo, ou seja, o escritório desenvolve o planejamento: “Isso é bom porque elimina algumas etapas para a marcenaria, como originar um projeto do ponto zero sem referências”.

Seguindo o mesmo pensamento, o arquiteto e proprietário da COLTRO Arquitetos, Antônio Carlos Coltro, acredita que o arquiteto traz uma visão mais generalista que pode agregar muito ao projeto do mobiliário e sua relação com o espaço e o usuário final.

Além disso, Coltro diz que a comunicação com a marcenaria antes da etapa de produção é fundamental. “A troca permite sanar dúvidas e definir detalhes de execução sem surpresas na hora da montagem pela marcenaria”, explica o proprietário da COLTRO.

O arquiteto

O papel do arquiteto é realizar o primeiro contato com o cliente, analisar os seus desejos para determinado projeto e, depois, reunir as possibilidades para vender a ideia ao cliente, para que o projeto seja desenvolvido.

A próxima etapa é responsabilidade da marcenaria. De acordo com Pedro Castelli, a Toque Finale se encarrega da execução do projeto, cuidando de todos os detalhes após a venda, como a qualidade dos materiais, garantia, entre outras questões imprescindíveis em um acordo.

A marcenaria

A marcenaria, no entanto, é mais técnica do que o arquiteto. Este profissional, muitas vezes, pode imaginar um projeto de móveis planejados que não seja muito prático e, em razão disso, a marcenaria funciona como um equilíbrio para as ideias do arquiteto, dialogando sobre o que de fato funciona ou não para uma proposta.

Em virtude disso, é importante abordar a diferença entre realizar um projeto de móveis planejados com uma marcenaria e adquirir móveis prontos nas mais diversas lojas do setor.

Tanto para o cofundador da Toque Finale como para o proprietário da COLTRO Arquitetos, com a marcenaria é possível conquistar produtos personalizados, sob medida e de alto padrão de qualidade. Em outras palavras, a parceria favorece tanto o dimensionamento quanto o acabamento dos móveis, independente dos espaços e anseios dos clientes.

Qualidade e segurança

O arquiteto e o marceneiro, além de decidirem em conjunto quais os melhores tipos de madeira para a elaboração da mobília, também garantem que a segurança do cliente não seja prejudicada. Afinal, bons materiais oferecem mais estabilidade e durabilidade à mobília montada.

Por fim, além de todas as orientações já citadas para tornar o projeto arquitetônico de móveis planejados facilmente executável por marcenarias, existem mais três dicas valiosas que fazem a diferença:

1ª) Um diferencial é contar com um marceneiro integrado à equipe do escritório de arquitetura. Afinal, apesar das muitas ideias, o arquiteto não tem o conhecimento aprofundado da execução da ideia.

Sendo assim, ao montar a planta do projeto, o ideal é questionar o marceneiro sobre a melhor forma para montar um móvel. Com a visão deste profissional, você consegue entender melhor as possibilidades daquele espaço e as delimitações de itens e materiais utilizados na construção.

2ª) Quanto maior for o conhecimento do arquiteto sobre os princípios de montagem de marcenaria e mais completo for o detalhamento do projeto, mais fácil será para a marcenaria desenvolver a ideia e seus detalhes.

3ª) Estar aberto ao diálogo também é muito importante, uma vez que a marcenaria também pode trazer concepções que, muitas vezes, facilitam a montagem e o processo de fabricação das peças.

Portanto, podemos considerar que o trabalho conjunto destes profissionais combina questões estéticas e funcionais observadas pelos arquitetos e designers com as técnicas, experiências e materiais de alta qualidade dos marceneiros.

Para mais informações sobre o planejamento de móveis sob medida e como otimizar e aproveitar espaços, acesse aqui nosso conteúdo.

Produzindo sonhos desde 1987

Parceria de Sucesso com Arquitetos(as)

O AUTOR

Posts Relacionados