Profissionais de destaque têm em comum a habilidade de estabelecer boas conexões; e este é o caso da arquitetura e marcenaria.
A marcenaria chega para trazer elegância e aconchego a ambientes residenciais e comerciais, além de dar personalidade e otimizar os espaços.
Apesar disso, antes de firmar uma parceria entre estes profissionais, é preciso entender as atribuições de cada um e, sobretudo, a importância de um bom marceneiro no projeto.
Pensando nisso, vamos esclarecer o papel das diferentes áreas de atuação e a seguinte dúvida: como adequar um projeto executivo de interiores para ser executado pela marcenaria?
Arquiteto
O papel de um arquiteto é projetar e planejar espaços físicos, levando em consideração tanto os aspectos estéticos quanto os funcionais. Os arquitetos são responsáveis por criar projetos de edifícios, casas, espaços públicos, paisagens e até mesmo planejar o uso do espaço urbano.
Designer de interiores
Este profissional tem como principal objetivo organizar ambientes internos, residenciais ou corporativos, considerando elementos estéticos, de proporção e cores. Na maioria das vezes trabalha em conjunto com um arquiteto.
Marceneiro
O profissional de marcenaria tem conhecimento técnico e prático sobre madeiras, acessórios, ferragens, processos construtivos, entre outros materiais. É ele quem executa o projeto apresentado pelos arquitetos e designers de interiores.
Tendo isso em vista, o arquiteto Antônio Coltro esclarece, de forma técnica e em etapas, como adequar um projeto executivo de interiores para ser produzido pela marcenaria.
Quando falamos na medição para a concepção de um projeto, por exemplo, quais são os principais cuidados a serem tomados?
“A medição para marcenaria deve ser feita na ordem do milímetro, evitando perda de espaço e uso de fechamentos maiores do que o necessário.”
Quais principais especificações devem estar no projeto arquitetônico para facilitar a execução pela marcenaria?
“A referência dos materiais é fundamental, ou seja, o tipo de madeira, padrão, linha e fabricante, acabamento, encaixe, modelo de ferragens, espessuras, entre outros.”
Como o arquiteto pode adequar o projeto para que não surjam dúvidas no momento da execução da marcenaria?
“Com o entendimento pleno de como é feita a montagem e qual o raciocínio construtivo, ilustrando os detalhes ao máximo e em escala.”
Quais ferramentas tecnológicas podem auxiliar na execução do projeto para maior entendimento da marcenaria?
“Desenhos técnicos que incluam, além das plantas e cortes, perspectivas isométricas e modelos 3D”
Quais rotinas o arquiteto precisa conduzir junto com a marcenaria para o sucesso do trabalho dos marceneiros?
“Apresentação do projeto e comunicação direta durante toda a produção.”
Após o fechamento do contrato com a marcenaria, quais são os principais cuidados que o arquiteto deve ter junto à marcenaria?
“Comunicação direta durante a produção. É um trabalho em equipe e que demanda atenção dos dois lados.”
Quais as condições mínimas que devem estar na obra para iniciar a execução dos móveis?
“Paredes e espaços requadrados, desobstruídos e parte civil finalizada.”
Você também pode ficar por dentro de outros assuntos do universo de arquitetura e marcenaria acessando o nosso blog! São dicas e informações cruciais para planejar e dar andamento no seu projeto residencial ou corporativo, além de escolher a marcenaria ideal para tirar o seu maior sonho do papel!