Como criar receitas para o seu escritório de arquitetura fazendo parceria com as marcenarias: 5 segredos que podem te ajudar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

O que você vai aprender:

Todos sabemos que uma obra de arquitetura nunca se opera sozinha. Por trás do escritório que idealiza um projeto lindo e completo para o cliente, existem uma série de profissionais que fazem com que a obra tenha um resultado ainda mais harmonioso. Entre esses profissionais, um dos mais importantes são os marceneiros.

Uma relação de simetria entre arquitetos e marceneiros pode trazer benefícios para ambos os lados e gerar ainda mais lucros, com cliente satisfeitos. Para isso, é necessária uma organização para que arquitetos e marceneiros trabalhem juntos, estabelecendo um processo de atividades complementares.

Os 5 de segredos de parceria entre arquitetura e marcenaria

5 fatores são essenciais para alinhar ainda mais essa relação: Tempo, Segurança, Qualidade, Investimento, Entrega. Esses são os detalhes que fazem com que essa parceria seja de sucesso tanto para os escritórios de arquitetura, quanto para as marcenarias.

Tempo

Ao passo que o arquiteto trabalha em conjunto com o marceneiro, o tempo de entrega do produto tem maior garantia de sair no prazo desejado ou até mesmo antes. Isso porque, o arquiteto já irá possuir o marceneiro de confiança, que, junto a ele, trabalhará para que, tanto o orçamento, quanto o projeto em si, saia dentro do combinado, caso contrário este processo pode demorar, uma vez que o arquiteto precisaria procurar uma empresa de marcenaria ou então deixar essa questão a critério do cliente.

Segurança

Quando, dentro do projeto arquitetônico, são considerados a engenharia do móvel, problemas estruturais são minimizados, já que as medidas do móvel já são consideradas e assim, desperdícios evitados.

Qualidade

O terceiro ponto positivo dessa união, é a diferença na qualidade do serviço oferecido. Com essa relação de proximidade, a lista de acabamentos e espessuras é apresentada com uma maior comodidade ao cliente, isto é, com materiais que já são conhecidos por ambos os profissionais, que já estão acostumados a incluir no projeto.

Investimento

Com a arquitetura e marcenaria encaminhadas, os investimentos com o projeto são mais concretos, porque o cliente não corre o risco de ficar com receio de gastar um valor maior do que o esperado. Uma vez que todos os custos já estão calculados no momento em que o orçamento é passado, levando em conta quais são os objetivos do cliente e teto de gastos para a obra.

Entrega

Por último, mas não menos importante: a entrega. Nesse momento final, todos os outros fatores já estão consolidados e é agora que entendemos por que a parceria entre arquitetos e marceneiros faz total diferença para ambos. Isso porque, o cliente agora está satisfeito com a entrega de seu grande sonho, já que tudo se concretizou com tempo, segurança, qualidade e claro, a partir de um investimento que coube em seu bolso.

Com isso, o escritório de arquitetura lucra, já que realizou a entrega da obra e do projeto em um tempo muito mais curto do que se fosse precisar terceirizar o serviço de marcenaria. Assim, o próximo serviço já pode se iniciar com bastante eficácia e claro que, com os 5 fatores colocados em prática, o cliente irá indicar o escritório a outras pessoas, aumentando seu networking.

Vale ressaltar, ainda, que o projeto realizado e pensado em conjunto, pode trazer uma ideia muito mais inovadora, visto que o marceneiro já sabe quais materiais usar para criar os efeitos desejados. Dependendo do caso, o cliente pode até decidir investir maior capital na obra ou reforma.

Quem faz o que?

Como toda parceria, essa nova relação deve ter limites e atribuições. Sendo assim, não há uma concorrência. O arquiteto é o responsável por unir os 5 fatores e trazer soluções para ambientes externos e internos, levando em conta a ergonomia, luminotécnica, conforto técnico e acústico. Por outro lado, o marceneiro é aquele que vai apresentar um conhecimento técnico e prático, sobre madeiras, acessórios, ferragens e processos construtivos.

Parceria de Sucesso

Dessa forma, a parceria entre arquitetos e marceneiros vai muito além do que apenas uma relação em que ambos se ajudam. É um processo de aprendizado que agrega fatores positivos em todas as etapas de um projeto, obra ou reforma. Desde seu desenho no papel, passando por todas as etapas de escolha de material e execução até a entrega final, fazendo com que o sorriso de agradecimento do cliente, seja o maior dos lucros. 

Produzindo sonhos desde 1987

Faça um projeto sem compromisso

O AUTOR

Posts Relacionados